Demonstracão a Clientes

Introdução 00:00

Olá! O objetivo desta demonstração é dar uma visão geral dos recursos do Link. Não vamos nos aprofundar no funcionamento, pois isto tornaria a demonstração muito extensa e cansativa. A ideia é abordar as principais funcionalidades, dando uma noção do que é o sistema e do que dá pra fazer com ele.

Estou usando um "Usuário" criado especificamente para demonstração, que tem privilégio para acessar todo o sistema.


Produto - Cadastro de produto 00:36

Vou iniciar a demonstração pelo cadastro de produto, que é um dos principais cadastros do sistema.

O sistema possui diversas formas de cadastrar os produtos. Este módulo é a forma manual.

Todas as informações devem ser preenchidas de forma manual nesta tela. Mas atualmente, a forma mais utilizada pelos nossos clientes é o cadastro automático pela nota fiscal, onde o sistema já cadastra as informações do produto automaticamente com base no XML. Em seguida veremos isto, antes quero te mostrar outra forma muito útil de cadastro de produto.


Produto - Variações 01:18

Imagine uma loja de roupas, por exemplo. Vamos supor que o seu cliente precisa cadastrar uma camisa que tem os tamanhos P, M e G. Se ele for fazer por aqui, vai ter que cadastrar uma por uma e preencher todas as informações para cada uma delas. Para estes casos existe um outro módulo onde pode ser cadastrado vários produtos ao mesmo tempo.

Este módulo, é o modo "Cadastro por variações". Vou fazer um cadastro para exemplificar.

Vamos colocar a descrição padrão "Camisa marca X". Vamos adicionar as variações "cor" e "tamanho". Em seguida vamos adicionar as cores e os tamanhos. Vou clicar em atualizar produtos.

Como você percebeu, em variações eu informei as especificações do produto e detalhei cada uma no campo ao lado. Quando cliquei em atualizar, o sistema cruzou e gerou todas as possibilidades de produtos automaticamente. Dessa forma, foi possível cadastrar vários produtos preenchendo as informações uma única vez.

Se eu for no "Cadastro de produtos", vou ver que todos já estão lá cadastrados.

Aqui esta um exemplo do cadastro de produto com todas as informações preenchidas anteriormente na tela de variações.


Produto - Alteração em lote 03:17

Outra situação bem comum é precisar alterar informações de vários produtos ao mesmo tempo. Por exemplo, vamos supor que começou o ano e o governo mudou a alíquota de ICMS de todo um grupo de produtos. Para estes casos, existe um módulo onde pode ser alterado vários produtos ao mesmo tempo, que é o módulo de "Alteração em Lote". Aqui é possível inserir todos os produtos necessários e alterar as informações desejadas.


Entrada de mercadorias 03:51

Agora vou mostrar como funcionam os módulos de entrada de mercadorias.

Vamos selecionar a aba "Estoque". O sistema possui três módulos principais para a entrada de mercadorias, são eles: "Compra", "Entrada" e "Nota fiscal". Estes módulos servem para controlar de forma independente cada etapa do processo de entrada de mercadorias.

O módulo de "Compra" serve para controlar o pedido de compra de mercadorias.

O módulo de "Entrada" serve para fazer a conferência das mercadorias recebidas.

O módulo "Nota Fiscal" serve para controlar a parte fiscal, para lançar as informações da nota fiscal do fornecedor.


Compra x Entrada x NF 04:52

Controlando cada etapa de forma independente, o sistema disponibiliza vantagens como a conferência automática do que foi feito em cada uma das etapas. Por exemplo, uma situação bem comum é a empresa fazer o pedido de uma quantidade de um determinado produto e o fornecedor entregar a mais ou a menos. Ou então, é acertado um preço na hora do pedido de compra e na hora que recebe a mercadoria vem outro preço. Para estes casos o sistema permite cruzar informações do que foi pedido, do que foi faturado na nota fiscal e o que foi efetivamente entregue.

Vou mostrar um exemplo utilizando uma compra já cadastrada.

Neste módulo o sistema faz a comparação e destaca o que estiver diferente.

O primeiro item veio com o preço diferente na nota fiscal, o segundo item veio com tudo correto e os dois últimos itens vieram com a quantidade errada. O fornecedor mandou um a mais de um e um a menos de outro.

O controle de todas as etapas é algo muito útil e traz muitas vantagens, mas que muitos dos nossos clientes, principalmente as pequenas empresas, não querem este nível de controle, eles preferem, por exemplo, apenas importar o XML da nota fiscal do fornecedor e dar entrada no estoque e o interessante é que o sistema é flexível ao ponto de se adaptar conforme a necessidade da empresa. Para estes casos, o sistema permite controlar somente as etapas que a empresa quiser, como por exemplo, a empresa pode apenas lançar a nota de entrada e gerar a compra e entrada automaticamente.


Sugestão de compra 06:50

Um recurso muito elogiado por nossos clientes, nessa parte de entrada de mercadorias, é o módulo de sugestão de compras. Este módulo auxilia na tomada de decisão sobre o que precisa ser comprado.

Vou fazer um exemplo. O módulo calcula o que precisa ser comprado com base no histórico de vendas.

Um caso bem comum é quando uma empresa precisa fazer a compra para um período de alta temporada. Por exemplo, uma empresa do litoral que vai fazer a compra para o verão, neste caso, ela pode fazer a sugestão de compra usando como base o histórico de vendas do último verão. Clicando em "Gerar compra", o sistema gera uma compra com as quantidades sugeridas.


Importação do arquivo XML 07:49

Agora vou mostrar como lançar uma nota de entrada através do arquivo XML. Vou usar um arquivo de exemplo.

Todas as informações necessárias são carregadas automaticamente do XML.

Se o produto já foi importado anteriormente, como é o caso do segundo item, o sistema vai identificar ele automaticamente, sem que o usuário precise fazer mais nada.

Se o produto nunca foi importado, mas se existir um produto cadastrado com o mesmo código de barras, o sistema também identifica ele automaticamente, como é o caso do último item. Este item nunca foi importado mas já está cadastrado com o mesmo código de barras. Nestes casos o sistema destaca o item colocando ele na cor "azul".

E por último, se o sistema não encontrar o produto, vai destacar o item colocando ele na cor "vermelha", como é o caso do primeiro item. E é possível relacionar manualmente com um produto cadastrado ou cadastrar um novo produto usando o cadastro rápido da nota de entrada.

O sistema já preenche o cadastro do produto com as informações da nota, e o usuário não precisa ficar saindo do módulo da nota fiscal e abrindo o cadastro de produto para cadastrar cada novo produto, o que torna o processo muito mais prático.

Nesta tela eu escolho quais informações serão atualizadas com base nas informações da nota de entrada.


Download do XML 09:37

No exemplo que eu acabei de dar, eu usei um arquivo XML que já estava salvo em meu computador. Porém, no ambiente de trabalho do cliente, é possível baixar estes arquivos diretamente da Receita pelo sistema.

Neste módulo é possível consultar todas as notas emitidas para a empresa, baixar o XML e fazer a nota de entrada sem precisar se preocupar com o arquivo. Vou clicar duas vezes em uma das notas.

A importação é igual a importação pelo XML demonstrado anteriormente.

Outra vantagem de utilizar este módulo é que ele vai listar todas as notas emitidas para a empresa, sendo assim, a empresa vai saber caso alguém emita uma nota indevida sem o conhecimento da mesma.


Gerência de custos 10:32

Agora vou mostrar um módulo onde é possível gerenciar os custos e o preço de venda de vários produtos ao mesmo tempo.

O módulo destaca as diferenças entre a nota de entrada e o valor atual do produto, deixando a cargo do usuário quais custos e preço de venda usar.


Controle de estoque 11:15

Agora vou falar sobre o funcionamento do controle de estoque no sistema. Vamos buscar um produto já cadastrado.

O controle de estoque no sistema é feito por setores, neste caso, temos apenas o setor "Geral", que vem por padrão. Porém, a empresa poderia ter, por exemplo, os setores "Depósito" e "Loja" e controlar a quantidade de produtos em cada um destes setores. Além disso, é possível informar a localização de cada produto dentro do setor, como por exemplo, em qual prateleira da loja o produto se encontra e em qual prateleira do depósito o produto se encontra.

Para realizar estes controles existem diversos módulos específicos, como a "Transferência entre Setores de Estoque", "Histórico de Movimentação de Estoque" entre outros. Não vou demonstrar agora para não alongar muito esta demonstração.


Negociação 12:12

Agora vamos falar sobre o funcionamento da venda e outras operações de negociação com o cliente.

Esta é a tela do PDV. É possível trabalhar tanto diretamente no PDV quanto em terminais onde é feito a negociação e depois finalizada no PDV.

Vamos fazer uma venda completa.

Para inserir os produtos na venda basta passar o código de barras do produto ou então pressionar a tecla "F3" e utilizar a tela de busca de produtos.

Uma característica que os nossos clientes gostam muito é a possibilidade de pesquisar por qualquer parte do produto e em qualquer ordem. Por exemplo, vamos pegar um refrigerante de cola.

Outra característica é a possibilidade de consultar a variação neste momento. Vamos selecionar um produto cadastrado por variação e em seguida pressiono a tecla "F4". Esta tela mostra todos os produtos da variação, o que agiliza, por exemplo, a consulta de todas as cores disponíveis de um produto ou quais tamanhos estão em estoque. Vamos supor que o cliente está comprando uma "Camisa azul G" e quer saber se tem o tamanho "M", nesta tela ele consegue saber isto de forma rápida e prática.

Para finalizar a venda basta pressionar a tecla "F9", informar o valor pago pelo seu cliente, a forma de pagamento, se for diferente de dinheiro e pressionar "F9" novamente. Neste momento, dependendo de como o sistema estiver configurado, iria emitir a NF-e, NFC-e ou Cupom Fiscal.

Este módulo possui diversos outros recursos, só para citar alguns, por exemplo, "Recebimentos e Pagamentos", "Sangria", "Suprimento", "Fechamento", "Pedido Condicional", "Fechamento de Caixa", "Acesso ao TEF", "Autenticações de usuários" com senha ou cartão, "Autenticação de clientes" com impressão digital, "Cartão Fidelidade", "Geração de Boletos e Carnês". Integração com impressoras fiscais e não fiscais, gavetas de dinheiro, leitor de código de barras, balanças entre outros.


Financeiro 14:30

Agora vou falar sobre o funcionamento da parte financeira do sistema.

O sistema já vem com um plano de contas pré-cadastrado e pode ser alterado conforme a necessidade da empresa. Toda movimentação financeira é feita com base neste plano de contas. Além disso, todas as operações realizadas pelo sistema movimentam automaticamente o plano de contas, de acordo com o módulo de contas automáticas.

Ao fazer uma venda, o sistema irá movimentar, entre outras, a conta configurada no campo "Vendas".

O que acabamos de ver é como funciona o financeiro, mas o sistema financeiro completo engloba diversos outros módulos e recursos, alguns deles vamos ver mais para frente, mas só para citar alguns, "Módulo de contas a pagar/receber", "Relatório de DRE", que mostra em tempo real se a empresa está tendo lucro ou prejuízo, entre outros relatórios, "Módulo de movimentação por conta", onde é possível consultar toda a movimentação de qualquer conta do plano de contas e diversos outros módulos e recursos.


Relatórios 15:45

Sobre os relatórios do sistema.

Vou mostrar o relatório de "Evolução de vendas". Vamos selecionar um período. Este relatório mostra a evolução de vendas da empresa em um determinado período, e tem diferentes opções de visualização que auxiliam as diversas tomadas de decisões. Neste caso estamos vendo o total de vendas por hora e, com este tipo de visualização, o administrador da empresa pode verificar, por exemplo, que as vendas entre às 12h e às 14h são bem mais baixas que nos outros horários, podendo decidir em não abrir a empresa ou reduzir o pessoal neste horário.

Vamos mudar o agrupador para "Dias da semana". É possível alterar a forma de visualização para tomar outros tipos de decisões. Neste caso, o administrador da empresa pode verificar as vendas por dia da semana e decidir, por exemplo, se vale a pena ficar aberto no domingo.

Vou mostrar o relatório de Curva ABC. Vamos selecionar um período. Clico em "Filtrar". Este relatório serve para identificar quais são os produtos mais importantes para a empresa e quais produtos estão encalhados. Os produtos estão classificados em três grupos, que são: "Grupo A", produtos que vendem mais ou têm maior giro, "Grupo B", produtos que tem uma certa procura mas não em grande quantidade e "Grupo C", produtos com pouca venda que acabam encalhando.

Agora vou mostrar o relatório de DRE. Novamente, vamos selecionar um período. Em seguida, clico em "Filtrar". Este relatório detalha o resultado líquido de um exercício da empresa. Basicamente, com ele é possível ver em tempo real se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. Agora, vamos mudar o agrupador para "Meses do ano" e vamos filtrar novamente.

No Sistema Link existem muitos outros relatórios e você poderá conferir futuramente.


Multilojas 18:39

O sistema também possui recursos para empresas que trabalham com várias lojas, que possibilita, por exemplo, acesso remoto ao sistema, sincronização de produtos, consulta de estoque em outras lojas.

Se o cliente estiver procurando um produto que não tem na loja, o vendedor pode consultar se tem este produto em outra loja e reservar para o cliente. Além disso, diversos módulos do sistema podem consultar outras lojas em tempo real, como por exemplo, os relatórios, sugestão de compra e etc.


Conclusão 19:08

Bem, este foi o último tópico da demonstração e, com isso, ela chegou ao fim. É claro que o sistema tem muitos outros recursos e poderíamos falar muito mais sobre eles mas isto já é suficiente para o objetivo desta demonstração que é te dar uma visão geral do sistema.

Muito obrigado pela sua atenção e até mais.