Nota fiscal de Devolução de Compra

Nota de Devolução de Compra

Para realizar a devolução sem vínculo, clique aqui

Há situações em que a empresa necessita realizar troca de mercadoria adquirida ou ainda desista da compra. Siga os procedimentos abaixo para realizar a devolução de mercadorias para o Fornecedor:

1. Primeiramente o fornecedor deve ser cadastrado como cliente. Para isso, acesse o cadastro do Fornecedor e clique no botão "Cliente". Assim, o cadastro deste fornecedor será exportado para o cadastro de clientes automaticamente:

2. Abra o módulo de Vendas e clique no botão “Novo” ou acesse o menu Editar > Novo para abrir uma nova Nota.

3. Escolha a Natureza de Operação (CFOP) conforme orientação da contabilidade;

  • Obs: Caso não possua o CFOP desejado, clique aqui para saber como efetuar o cadastro.

4. Em seguida clique no botão "Devolução" para vincular a nota de devolução com o documento que deseja devolver.

É obrigatório vincular o documento de origem.

5. Quando o CFOP possuir finalidade de Devolução é obrigatório o vínculo do documento de origem. Será possível realizar este procedimento de duas formas:

Pesquisar no Banco de Dados (devolução de Documento lançado no Sistema)|

6. Informe o número da Nota Fiscal de Compra a ser devolvida:

7. Após selecionar o documento que será devolvido, é possível informar as quantidades a serem devolvidas (Devolução parcial) ou apenas selecionar a opção Devolução Total para que todas os itens sejam devolvidos.

Para realizar a Devolução Parcial, deverá desmarcar a opção Devolução Total, clicar no botão Zerar Todos para que o campo Qtd. Devolver seja zerado, e então digitar a quantidade dos itens que serão devolvidos.

OBS: Caso a venda já tenha sido devolvida outra(s) vez(es), o campo Qtd. Devolver exibirá somente as quantidades ainda disponíveis para essa devolução.

Lembrando que poderá vincular mais de um documento fiscal de origem na mesma nota de devolução, para isso basta clicar novamente no botão DEVOLUÇÃO e repetir o processo.

8. Feito isso, confirme clicando no "OK". Confira todos os dados e em seguida poderá finalizar e transmitir a nota.

Documentos sem vínculo (Devolução de Documento não lançado no Sistema)|

6. Para efetuar a Devolução referenciando um documento fiscal que não está lançado no sistema clique na guia Documentos sem vínculo e escolha o tipo do documento:

7. Será obrigatório informar a Chave de Acesso (para NFe/NFCe), COO (número do cupom fiscal) e os demais dados requeridos para cada tipo de documento:


8. Após informar todos os dados do documento de origem da devolução, efetue o preenchimento do restante da nota manualmente.

Lembrando que poderá vincular mais de um documento fiscal de origem na mesma nota de devolução, para isso basta clicar novamente no botão DEVOLUÇÃO e repetir o processo.

9. Feito isso, confirme clicando no "OK". Confira todos os dados e em seguida poderá finalizar e transmitir a nota.

Cálculo de ICMS e IPI - Empresas Optantes pelo Simples Nacional|

Há situações onde Empresas Optantes do Simples Nacional precisam destacar o valor de ICMS ou IPI em notas com Natureza de Devolução, para devolução de mercadorias a seus Fornecedores, é possível destacar os valores de ICMS nos campos próprios, basta efetuar as configurações abaixo:

  • Cadastrar uma Natureza da Operação e uma Taxa para calcular ICMS com valor da Base ICMS de 100% e alíquotas para o estado destinatário (Configurações – Operações ICMS/ISS);

  • CST - 090 (Outras) - através de seu Módulo de Estoque, alterar seu item e ajustar para o código repassado;

  • CSOSN - 900 (Outros - Classificam-se nesses códigos as demais operações que não se enquadram nos códigos 101, 102, 103 e 201, 202, 203)

Essas alterações deve ser aplicadas no cadastro do seu produto no Módulo de Estoque.

Quando for necessário realizar uma devolução sem vínculo, terá a possibilidade de incluir os impostos de valor e base de ICMS manualmente.

Basta incluir o produto e ir na aba venda, localize o campo Valor Base ICMS e Valor ICMS, preencha com os valores desejados, caso necessite, poderá também informar o IPI, caso tiver duvida no preenchimento, consulte sua contabilidade.

Lembrando que o valor do IPI irá apenas apresentar no XML e não na impressão da nota, visto que empresas optantes do Simples Nacional não poderão destacar este valor na nota. Atente-se em informar o CSOSN 900, caso contrário o valor não irá ser apresentado na nota.

Como cadastrar uma Natureza da Operação e uma Taxa para calcular ICMS?

Para cadastrar uma nova Taxa:

  • Acesse o módulo de Configurações / Operações ICMS/ISS – Taxas;

  • Clique em Novo, informe o número seguinte para a Taxa. Ex.: caso tenha cadastrado até X19, informe X20;

  • Com o auxilio do contador informe Valores de Base ICMS e Valores de alíquotas dos Estados, necessárias para o cálculo.

Para cadastrar uma Natureza de Operação:

  • Acesse o módulo de "Configurações" / "Operações ICMS/ISS""Naturezas";

  • Clique em Novo, informe os dados como nome para a operação, CFOP e também selecione a Taxa criada anteriormente;

Sobre maiores informações sobre CFOP's clique aqui.

Após realizar todas as configurações, efetue o lançamento da nota.

IMPORTANTE: Confirme todos os dados antes de finalizar a nota, se necessário, gere a visualização da mesma, pressionando a tecla F4 sobre a nota e encaminhe para seu contador, para que o mesmo confirme os dados.