Gerando o Sped para a contabilidade

Geração do arquivo SPED FISCAL (ICMS/IPI) e EFD-CONTRIBUIÇÕES (PIS/COFINS)

Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.


Para iniciar a geração da EFD pelo sistema Clipp Store abra o sistema, acesse o módulo de Estoque, clique no menu Arquivo > SPED.


Na tela inicial escolha o tipo de escrituração a ser gerada SPED Fiscal (ICMS/IPI) ou EFD-Contribuições (PIS/COFINS).




IMPORTANTE: Mantenha sempre seu sistema atualizado, verifique as atualizações disponíveis através de nosso site www.compufour.com.br/suporte na opção de Download de Atualizações.

Gerando SPED Fiscal

Selecione a opção para Sped Fiscal (ICMS/IPI) e avance, será exibida uma tela de apresentação para o Sped Fiscal, avançando na sequência será apresentada a tela de Cadastros, onde existem duas opções, Dados do contabilista, Bloco E, Informante não gera direito ao crédito de ICMS ST e IPI. Uma das novidades da versão 2019 do sistema são as opções: Gerar itens das Notas Eletônicas (Registro C170), além do Indicador do tipo de Atividade,


Ao clicar no botão Dados do contabilista será aberto um formulário onde devem ser preenchidas informações referentes ao contador. Preencha no mínimo os campos obrigatórios (marcados com símbolo *) e clique em OK para gravar.


Concluindo o cadastro do contabilista poderá agora gerar informações para o Bloco E, sendo que todos os dados informados nesse momento, necessitam do auxílio do seu contabilista.

BLOCO E

O Bloco E apresenta dados relativos a apuração do ICMS e do IPI. O objetivo desta função é facilitar a geração dos principais registros do Bloco E.

Caso não gere o Bloco E pelo sistema, clique aqui para avançar para os próximos passos.

Acessando a geração do bloco E serão apresentados vários campos a serem preenchidos pelo usuário, para habilitar o preenchimento é necessário que seja marcada a opção onde o usuário se responsabilizará por todos os dados a serem preenchidos. Lembrando que o contador deve ser consultado para correto preenchimento do bloco.

Registro E100 – Período da apuração do ICMS


Este registro tem por objetivo informar o período de apuração do ICMS. Os períodos informados devem abranger todo o intervalo da escrituração, sem sobreposição ou omissão de dados ou períodos. Não podem ser informados dois ou mais registros com a mesma combinação de datas.

Nesse momento digite o período referente as informações a serem preenchidas, assim como o Mês referência apresentado na última linha dessa tela.

Registro E110 – Apurações do ICMS – Operações próprias


Esse registro tem por objetivo informar os valores relativos à apuração do ICMS referentes às operações próprias. O registro deve ser apresentado inclusive nos casos de períodos sem movimento. Neste caso, os valores deverão ser apresentados zerados.

Registro E116 – Obrigações do ICMS Recolhido ou a Recolher – Operações próprias


Este registro tem o objetivo de discriminar os pagamentos realizados (débitos especiais) ou realizar, referentes à apuração de ICMS – Operações próprias do período. A soma do valor das obrigações deste registro deve ser igual à soma dos campos ICMS Recolher e Valores extra-apuração, do registro E110.


Assim que concluído o preenchimento referente ao registro E100 poderá lançar informações referentes ao registro E200. Lembrando que caso necessário pausar o lançamento de informações, clique em OK para gravá-las, agora para informar o registro E200 clique sobre a guia Substituição Tributária.


Registro E111 - Ajuste / Benefício / Incentivo da apuração do ICMS

Este registro tem por objetivo discriminar todos os ajustes referentes a apuração do ICMS, detalhando isso nos campos de Código do ajuste, Descrição complementar e o valor de cada ajuste.


Registro E113 - Informações adicionais dos ajustes da apuração do ICMS - Identificação dos documentos fiscais

Este registro tem por objetivo identificar os documentos fiscais relacionados ao ajuste.





Nesse momento é necessário preencher o estado que o informante seja inscrito como substituto tributário, assim como o período, então adicione essa informação e clique sobre Adicionar UF e dê um duplo clique sobre o registro criado. Somente após esse procedimento será liberado o restante dos registros pertencentes ao registro E2**.

Registro E200 – Período da apuração do ICMS – Substituição tributária


Este registro tem por objetivo informar o período de apuração do ICMS – Substituição Tributária para cada estado onde o informante seja inscrito como substituto tributário, inclusive para o seu estado, nas operações internas que envolvam substituição e também para estado para o qual o declarante tenha comercializado e que não tenha inscrição como substituto.

Registro E210 – Apuração do ICMS – Substituição Tributária


Este registro tem por objetivo informar valores relativos à apuração do ICMS de substituição tributária, mesmo nos casos de períodos sem movimento.

Registro E250 – Obrigações do ICMS recolhido ou a recolher – Substituição Tributária


Este registro deve ser apresentado para discriminar os pagamentos realizados (débitos especiais) ou a realizar, referentes à apuração do ICMS devido por Substituição Tributária do período, por estado. A soma do valor das obrigações a serem discriminadas neste registro deve ser igual ao campo Imposto a recolher ST somando ao campo Valores extra-apuração. Informados os dados para a apuração do ICMS de substituição tributária, podemos agora lançar os dados referentes a apuração do IPI. Lembrando que caso necessário pausar o lançamento de informações, clique em OK para gravá-las, para informar o registro E500 para isso basta clicar sobre a guia Apuração do IPI

.

Registro E300 - Período da apuração do ICMS Diferencial de alíquota - UF origem/destino EC 87/15


Este registro tem por objetivo informar o(s) período(s) de apuração do ICMS – Diferencial de Alíquota por UF origem/destino, segundo o disposto na Emenda Constitucional 87/2015

.

Registro E500 – Período de apuração do IPI


Este registro deve ser apresentado pelos estabelecimentos industriais ou equiparados, conforme dispõe o Regulamento do IPI, para identificação do período de apuração.


Nesse momento defina então o Indicador e ao lado o período, período esse que deve abranger todo o período previsto no registro 0000.

Registro E510 – Consolidação dos valores do IPI


Este registro deve ser preenchido com os valores consolidados do IPI, de acordo com o período informado no registro E500, tomando-se por base as informações prestadas no registro C170. A consolidação se dará pela sumarização do valor contábil, base de cálculo e imposto relativo a todas as operações, conforme a combinação de CFOP e código de situação tributária de IPI (CST IPI).


Registro E520 – Apuração do IPI


Este registro deve ser preenchido para demonstração da apuração do IPI do período.


Finalizando os lançamentos no Bloco E clique em OK e poderá avançar.



Sobre


.

A próxima tela será a de Configurações, onde poderá selecionar as opções desejadas para geração do arquivo

.

  • Indicador do tipo de Atividade: Informação referente ao tipo de atividade da empresa, marque esta opção apenas se o contador indicar.

  • Informante não gera direito ao crédito de ICMS ST e IPI - Para empresas que não se creditam dos valores de ICMS ST e IPI, o valor destes impostos somam ao valor do item no registro C170.
    1 - Sobre os valores de ICMS ST e IPI adicionado ao valor do item, poderá verificar a questão número 3 do Guia prático - pág. 46.
    2 - A Indústria que poderá se creditar de IPI e ST, e enquadradas como empresa normal e não Simples. O comercio não podendo se creditar de IPI e ST, serão custos. Marque esta opção somente caso o contador solicitar.

  • Gerar itens das Notas Eletrônicas (Registro C170) - Marcando essa opção, o sistema irá considerar todos os itens das notas eletrônicas de saída na geração do arquivo. Essa opção foi adicionada por algumas contabilidades necessitarem dessa informação no SPED Fiscal. Marque esta opção somente caso o contador solicitar.

  • Gerar Bloco K (Registro K200). Referente ao registro do Bloco K dos itens do estoque, opção disponível apenas na versão 2019. Para saber como Gerar Clique aqui

IMPORTANTE: MARCANDO A OPÇÃO GERAR ITENS DAS NOTAS ELETRÔNICAS (REGISTRO C170) IRÁ OCORRER VÁRIOS ERROS NA VALIDAÇÃO DO SPED FISCAL, SUGERIMOS QUE CASO O CONTADOR NECESSITE, GERE UM SPED FISCAL SEM ESTA OPÇÃO MARCADA E VALIDE PARA CONFERIR SE HÁ OUTROS ERROS A SEREM CORRIGIDOS, APÓS CORRIGIR, GERE OUTRO ARQUIVO MARCANDO ESTA OPÇÃO PARA ENVIAR AO CONTADOR.

Na sequência será apresentada a tela para seleção do Perfil que a empresa irá utilizar, Perfil A para informações mais detalhadas e Perfil B para informações mais sintéticas. Quem define o perfil a ser utilizado é o contabilista da empresa.



Avançando, a finalidade do arquivo deve ser definida, apenas duas opções, Remessa do arquivo original para o único arquivo e Remessa do arquivo substituto para a correção de um arquivo anterior. Selecione então uma das opções e avance.



Agora basta definir o período para que seja possível a geração do arquivo, defina o período que sempre deve ser de um mês exato

.

Também poderá nessa tela selecionar a opção “Gerar registro de inventário”, esse deve ser selecionado apenas para o mês de Fevereiro, conforme especifica a página 138 do Guia Pratico da EFD, “O inventário deverá ser apresentado no arquivo da EFD, no segundo mês subsequente ao evento. Ex. inventário realizado em 31/12/08 deverá ser apresentado na EFD de período de referência fevereiro de 2009”.

Então defina essas opções, avance e clique em Gerar arquivo, será solicitado o local onde o arquivo deve ser salvo, clique em Salvar e aguarde, uma mensagem que o arquivo foi gerado será exibida na tela.

ORTANTE! Caso queira gerar o registro H200, no campo motivo do inventário marque o Código 02 - Na mudança de forma de tributação da mercadoria (ICMS).

Gerando EFD Contribuições (SPED PIS/COFINS)

Selecione a opção para EFD-Contribuições (PIS/COFINS) e avance, será exibida uma tela de apresentação para o EFD-Contribuições, avançando, na sequência será apresentada a tela para seleção de Referências e Regime, verifique com seu contador todas as opções a serem selecionadas.





Avançando, será solicitado o Tipo da Escrituração onde Escrituração Original é utilizada para o primeiro arquivo a ser gerado e Escrituração Retificadora para a correção de um arquivo anterior, caso essa seja selecionada deverá ser informado o número da escrituração a ser corrigida. Selecione então uma das opções e avanc

e.

Posteriormente serão disponibilizadas duas opções, Dados do contabilista, Registro F100, e Bloco M.

Clicando sobre Dados do contabilista será aberto um formulário onde devem ser preenchidas informações referentes ao contabilista, note que existem campos que são obrigatórios. Assim que concluído o cadastro clique em OK.


Obs: uma vez preenchido esse formulário, para próximos arquivos a serem gerados, as informações ficam salva

s.

Caso solicitado pelo contador poderá gerar o Registro F100, clique sobre a opção do registro para iniciar o preenchimento. Será aberta a tela com os documentos lançados no período selecionado, para alterar o período no qual deseja gerenciar, poderá clicar sobre o mês ou ano e após isso sobre as setas ao lado. Clicando nos botões Incluir ou Alterar será aberta a tela para que se possa preencher/alterar as informações lançadas para o registro F100.


IMPORTANTE: Para preenchimento correto dos campos solicite orientação do seu contador. A CompuFour Software não se responsabiliza pelos dados lançados nesse registro

Caso solicitado pelo contador poderá gerar também o Bloco M, clique sobre a opção do registro para iniciar o preenchimento.


IMPORTANTE: Para preenchimento correto dos campos solicite orientação do seu contador. A CompuFour Software não se responsabiliza pelos dados lançados nesse registr

o.

Agora basta definir o período para que seja possível a geração do arquivo, defina o período que sempre deve ser de um mês exato

Após selecionar o período clique em Avançar e depois em Gerar Arquivo para selecionar o diretório no qual o arquivo será salvo.

Após efetuar a geração do arquivo será necessário salvar o mesmo para posteriormente efetuar a validação no Validador fornecido pela SEFAZ através do site http://www1.receita.fazenda.gov.br/.

Caso queira informar o registro C197 no SPED, deverá cadastrar o Cód. Benefi