Carta de Correção Eletrônica

Emitindo uma Carta de Correção Eletrônica

A Carta de Correção pode ser emitida com algumas restrições de campos, ou seja, não são todos os campos da nota fiscal que poderão ser ajustados. Antes de Emitir a CC-e, verifique maiores detalhes com a contabilidade e leve em consideração as seguintes informações:IMPORTANTE: Conforme a NT 2011/003, não poderão ser sanados erros relacionados aos campos descritos abaixo:
§ 1º-A Fica permitida a utilização de carta de correção, para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, desde que o erro não esteja relacionado com:I - as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;II - a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;III - a data de emissão ou de saída.”IMPORTANTE: Para que a CC-e da NFe seja efetuada corretamente, é recomendado que mantenha seu sistema atualizado com o último build disponibilizado pela CompuFour.Para lançar a Carta de Correção, acesse o Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas. Clique no menu Exibir / NFe Autorizada – Status 100;


Localize e selecione a nota fiscal a ser corrigida:

  1. Acesse o menu Arquivo / F3 - Carta de Correção Eletrônica ou pressione a tecla F3;

  2. Também é possível acessar esta função através do menu Opções / Eventos da Nota Fiscal Eletrônica - Carta de Correção e Cancelamentos;


Clique em Enviar CC-e, confirme os dados da nota que constam nesta tela e lance a informação que deve ser ajustada, por exemplo: Peso correto é: 1.320 KG. (Esta informação deve conter no Mínimo 15 caracteres).

Em seguida, clique em Processar;


OBS: O prazo para emissão da CC-e é 30 dias a partir da autorização e uso da NF-e.

Quando uma CC-e é autorizada ela retorna com o status: 135 - Evento registrado e vinculado a NF-e:


Para imprimir a Carta de Correção, vá na guia CC-e Enviadas, selecione a carta de correção que deseja e clique em Imprimir (A impressão será enviada para a impressora definida como padrão do Windows).


Caso necessário alterar a impressora padrão, consulte seu técnico em informática.

Após a CC-e ter sido enviada a mesma ficará vinculada à NFe e então poderá ser visualizada no portal da SEFAZ.

Para isso acesse o site http://www.nfe.fazenda.gov.br/ clique em Serviços > Consultar NFe Completa:


Em seguida, digite a Chave de Acesso da NF-e (ID NFe) e o código da imagem e clique em Continuar.

Serão exibidas as informações desta nota e ao final será exibido os Eventos da NFe. Neste local, será possível identificar o evento da Carta de Correção, acompanhada de seu protocolo.


Ao clicar no número do Protocolo da Carta de Correção será exibida outra janela com as informações da CC-e conforme exemplo abaixo: